Vamos assumir esse desconforto, minha filha??
Será que você tá se anulando e deixando suas diferenças de lado para que você tente o máximo possível ser igual aquela pessoa para agradar… para ser aceita?
Será que você tá se
anulando e deixando suas diferenças de lado para que você tente o máximo possível ser igual aquela pessoa para agradar… para ser aceita?
Muitas vezes, quando você quer agradar uma pessoa, você tenta entender o que ela gosta, para, então, você tentar se aproximar muito disso. Você quer entender tudo sobre outra pessoa para que você possa quase que incorporar isso em você. Se aproximando o máximo possível, para que essa pessoa passe a gostar de você.
E aí, okay. Você pode fazer isso, achando que isso vai agradar o outro. Acreditando que você ser igual a alguém vai agradar mais esse alguém… O que, pensando bem, talvez no mundo em que vivemos hoje, pode funcionar. Porque hoje o mundo está supervalorizando um individualismo terrível, onde só o eu importa (já até falamos sobre isso por aqui).
Só que veja bem… quando a outra pessoa se anula para mim, é muito egoísta, mas, ao mesmo tempo, é muito mais fácil para mim lidar com essa pessoa. É muito mais confortável lidar com alguém igual a mim do que lidar com uma pessoa que é diferente de mim. Afinal de contas, eu lido comigo todo santo dia.
Agora pensa em ter que lidar com uma pessoa diferente de você, na qual você vai ter que colocar as suas engrenagens para funcionar para conseguir ter uma conversa com ela. Ou, até mesmo, ter uma convivência básica, tendo em vista que essa pessoa vai ter comportamentos que, por muitas vezes, te desagradam. Que essa pessoa vai ter costumes que vão de encontro com os seus costumes, que são diferentes.
Não parece ser nada confortável isso. Mas, sabe de onde vem o desenvolvimento, o crescimento, a evolução? Pois é… do desconforto. Quando você entende que o desconforto é desconfortável porque você tem que começar a lidar com diferenças, com o “nenhum pouco familiar”, você percebe que está caminhando na direção da mudança. Da mudança que atravessa todos os seres humanos que estão dispostos a serem atravessados por ela. Porque, honestamente, se você não assumir uma parcela de desconforto, alguém vai assumir por você.
Se todo mundo fosse igual, seria muito confortável. Mas aí não seria humano, né?
Nossa eu tenho uma história muito boa sobre isso… fica para o próximo artigo.


conta a história muito boa sobre issoooo!!! fiquei super curiosa, amei o tema! o desconforto é algo que preciso aprender a lidar com mais frequência, confesso. beijo!